
Estudo de Avaliação das Políticas de Aprendizagem ao Longo da Vida, (co-autor), Lisboa, DGEEP – Direcção-Geral de Estudos, Estatística e Planeamento, colecção Cogitum, nº 17, 2005, 187 pp. / Autores: António Oliveira das Neves (coordenador), António Fazendeiro, Catarina Pereira, Sandra Dionízio e Rui Moura.
Sinopse na Contra Capa:
O estudo de avaliação, realizado pelo Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE) para a DGEEP/MTSS, compreendeu várias dimensões de análise, nomeadamente:
· leitura global e de natureza qualitativa das evoluções da abordagem do PNE à EEE, no que concerne à temática da ALV;
· leitura global e de natureza qualitativa das sinergias existentes entre medidas de política de educação / emprego / formação;
· avaliação da eficácia da formação ao longo da vida e efeitos sobre a organização do mercado de trabalho;
· avaliação de efeitos das medidas que concretizam a ALV sobre os beneficiários finais, a empregabilidade e o mercado de trabalho.
O Estudo encerra com um conjunto de Recomendações em matéria de medidas de política de educação, formação e emprego que contribuam, nomeadamente, para melhorar os indicadores relativos à procura individual de formação e à participação das empresas na promoção de formação contínua, eixos centrais para concretizar as orientações contidas na abordagem da aprendizagem ao longo da vida.
Sinopse na Contra Capa:
O estudo de avaliação, realizado pelo Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE) para a DGEEP/MTSS, compreendeu várias dimensões de análise, nomeadamente:
· leitura global e de natureza qualitativa das evoluções da abordagem do PNE à EEE, no que concerne à temática da ALV;
· leitura global e de natureza qualitativa das sinergias existentes entre medidas de política de educação / emprego / formação;
· avaliação da eficácia da formação ao longo da vida e efeitos sobre a organização do mercado de trabalho;
· avaliação de efeitos das medidas que concretizam a ALV sobre os beneficiários finais, a empregabilidade e o mercado de trabalho.
O Estudo encerra com um conjunto de Recomendações em matéria de medidas de política de educação, formação e emprego que contribuam, nomeadamente, para melhorar os indicadores relativos à procura individual de formação e à participação das empresas na promoção de formação contínua, eixos centrais para concretizar as orientações contidas na abordagem da aprendizagem ao longo da vida.
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