First
International Meeting of Industrial Sociology, Sociology of Organizations
and Work
'Work, Social Change and Economic Dynamics: Challenges for Contemporary Societies'
'Work, Social Change and Economic Dynamics: Challenges for Contemporary Societies'
«Effective knowledge transfer: protect employment,
develop the economy»
«Transferência Efetiva de Conhecimento:
proteger o emprego, desenvolver a economia»
Comunicação apresentada por Rui Moura1
(coord.), Álvaro Dias2, Célia Quintas3, Dilar Costa4
O estudo apresentado foi financiado pelo Programa
Operacional de Assistência Técnica e realizado no âmbito da Associação
Empresarial de Portugal, com o apoio da Perfil – Psicologia e Trabalho, visando
a criação de metodologias, e respetiva aplicação em regime de projeto-piloto,
para a promoção de políticas ativas de responsabilidade social e
desenvolvimento sustentável, apoiando iniciativas dinâmicas de envolvimento com
a comunidade civil.
O projeto centrou-se na construção de um referencial
metodológico, aplicado experiencialmente durante o estudo, visando transferir
conhecimentos de profissionais qualificados em situação de reforma ou de
desemprego de longa duração (agentes tutoriais) para outros profissionais de
empresas (agentes tutorados).
Definiu-se dois objetivos gerais: (a) dinamizar o mercado
de trabalho rentabilizando o conhecimento explícito e tácito detido pelos
agentes tutoriais; (b) estabelecer uma ligação entres esses agentes e o tecido
empresarial com o intuito de contribuir para potenciar a competitividade das
empresas, da sociedade e da economia e, simultaneamente, proporcionar novas
experiências às pessoas envolvidas.
Definiu-se quatro objetivos específicos: (a)
identificar e acumular conhecimento detido por pessoas em situação de reforma
ou em situação de desemprego de longa duração; (b) desenvolver projetos
mobilizadores desse conhecimento em prol da sociedade e da economia; (c)
estimular o desenvolvimento de competências nas PME portuguesas; (d) promover o
desenvolvimento sustentável num quadro de competitividade económica.
Utilizou-se os seguintes conceitos principais:
Conhecimento; Competência; Rotina; Capacidades Organizacionais; Capacidades
Dinâmicas; Tutoria.
A metodologia, aplicada em contexto empresarial,
compôs-se de três fases com duas etapas em cada fase:
(a) SENTIR E ACEDER
Identificar o conhecimento explícito e tácito detido
pelos agentes mencionados;
Aceder a pessoas detentoras de conhecimento.
(b) MOBILIZAR
Integrar o conhecimento em projetos temáticos em
empresas;
Conjugar ideias e iniciativas.
(c) OPERACIONALIZAR
Afinar o conhecimento identificado e efetuar a sua
transferência;
Reforçar e aplicar o conhecimento aos projetos-piloto.
As fases ‘Sentir e Aceder’ e ‘Mobilizar’ foram apoiadas pela
criação de uma plataforma informática que incluiu um fórum interativo para
debate entre os participantes. Aos agentes tutoriais que participaram no estudo
exigiu-se uma forte experiência acumulada pelo menos em um dos cinco domínios
suscetíveis de consubstanciar projetos temáticos/mobilizadores a desenvolver
nas empresas: Cooperação (entre empresas), Distribuição (modernização da
distribuição) Empreendedorismo (iniciativas intra e inter-empresas), Exportação
(exportação e mercados de destino); Inovação (conceção, desenvolvimento e
gestão).
A etapa ‘Operacionalizar’ definiu os projetos temáticos /
mobilizadores para cada empresa e apoiou-se num programa de tutoria à medida
composto por oito etapas que visaram alcançar os objetivos definidos no estudo
e definidos pela empresas mediante projetos temáticos/mobilizadores.
Sumariamente, concluiu-se que (a) os agentes tutoriais
acederam a novas aprendizagens e alargaram as suas carteiras de contatos; (b)
os tutorados individualmente e as empresas coletivamente incorporaram novos
conhecimentos e novas perspetivas de competitividade; (c) os projetos mobilizadores
necessitam de se desenvolver no médio e no longo prazo para melhorar a
implementação, medir os efeitos efetivos da transferência de conhecimento no
tempo e obter os retornos esperados.
1Ph.D. Economia, Universidade
Autónoma de Lisboa. 2Ph.D. Economia, Instituto Superior de Gestão. 3Ph.D. Economia, Escola Superior de Ciências Empresariais. 4Ph.D.
Enfermagem, Investigadora independente.
Sem comentários:
Enviar um comentário