segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

I EISIOT - Effective knowledge transfer: protect employment, develop the economy


First International Meeting of Industrial Sociology, Sociology of Organizations and Work
'Work, Social Change and Economic Dynamics: Challenges for Contemporary Societies'

«Effective knowledge transfer: protect employment, develop the economy»
«Transferência Efetiva de Conhecimento: proteger o emprego, desenvolver a economia»

Comunicação apresentada por Rui Moura1 (coord.), Álvaro Dias2, Célia Quintas3, Dilar Costa4

O estudo apresentado foi financiado pelo Programa Operacional de Assistência Técnica e realizado no âmbito da Associação Empresarial de Portugal, com o apoio da Perfil – Psicologia e Trabalho, visando a criação de metodologias, e respetiva aplicação em regime de projeto-piloto, para a promoção de políticas ativas de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável, apoiando iniciativas dinâmicas de envolvimento com a comunidade civil.

O projeto centrou-se na construção de um referencial metodológico, aplicado experiencialmente durante o estudo, visando transferir conhecimentos de profissionais qualificados em situação de reforma ou de desemprego de longa duração (agentes tutoriais) para outros profissionais de empresas (agentes tutorados).

Definiu-se dois objetivos gerais: (a) dinamizar o mercado de trabalho rentabilizando o conhecimento explícito e tácito detido pelos agentes tutoriais; (b) estabelecer uma ligação entres esses agentes e o tecido empresarial com o intuito de contribuir para potenciar a competitividade das empresas, da sociedade e da economia e, simultaneamente, proporcionar novas experiências às pessoas envolvidas.

Definiu-se quatro objetivos específicos: (a) identificar e acumular conhecimento detido por pessoas em situação de reforma ou em situação de desemprego de longa duração; (b) desenvolver projetos mobilizadores desse conhecimento em prol da sociedade e da economia; (c) estimular o desenvolvimento de competências nas PME portuguesas; (d) promover o desenvolvimento sustentável num quadro de competitividade económica.

Utilizou-se os seguintes conceitos principais: Conhecimento; Competência; Rotina; Capacidades Organizacionais; Capacidades Dinâmicas; Tutoria.

A metodologia, aplicada em contexto empresarial, compôs-se de três fases com duas etapas em cada fase:

(a) SENTIR E ACEDER

Identificar o conhecimento explícito e tácito detido pelos agentes mencionados;
Aceder a pessoas detentoras de conhecimento.

(b) MOBILIZAR

Integrar o conhecimento em projetos temáticos em empresas;
Conjugar ideias e iniciativas.

(c) OPERACIONALIZAR

Afinar o conhecimento identificado e efetuar a sua transferência;
Reforçar e aplicar o conhecimento aos projetos-piloto.

As fases ‘Sentir e Aceder’ e ‘Mobilizar’ foram apoiadas pela criação de uma plataforma informática que incluiu um fórum interativo para debate entre os participantes. Aos agentes tutoriais que participaram no estudo exigiu-se uma forte experiência acumulada pelo menos em um dos cinco domínios suscetíveis de consubstanciar projetos temáticos/mobilizadores a desenvolver nas empresas: Cooperação (entre empresas), Distribuição (modernização da distribuição) Empreendedorismo (iniciativas intra e inter-empresas), Exportação (exportação e mercados de destino); Inovação (conceção, desenvolvimento e gestão).

A etapa ‘Operacionalizar’ definiu os projetos temáticos / mobilizadores para cada empresa e apoiou-se num programa de tutoria à medida composto por oito etapas que visaram alcançar os objetivos definidos no estudo e definidos pela empresas mediante projetos temáticos/mobilizadores.

Sumariamente, concluiu-se que (a) os agentes tutoriais acederam a novas aprendizagens e alargaram as suas carteiras de contatos; (b) os tutorados individualmente e as empresas coletivamente incorporaram novos conhecimentos e novas perspetivas de competitividade; (c) os projetos mobilizadores necessitam de se desenvolver no médio e no longo prazo para melhorar a implementação, medir os efeitos efetivos da transferência de conhecimento no tempo e obter os retornos esperados.

1Ph.D. Economia, Universidade Autónoma de Lisboa. 2Ph.D. Economia, Instituto Superior de Gestão. 3Ph.D. Economia, Escola Superior de Ciências Empresariais. 4Ph.D. Enfermagem, Investigadora independente.

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