quarta-feira, 20 de agosto de 2014

V Conferência de Investigação e Intervenção em Recursos Humanos


Instituto Politécnico do Porto
Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão

«Organizational Knowledge Transfer: Creating new knowledge from old knowledge»
«Transferência de conhecimento organizacional: criar novos saberes a partir de saberes antigos»

Apresentação das diretrizes que nortearam a comunicação apresentada por Rui Moura, Álvaro Dias, Célia Quintas e Dilar Costa em 10.04.2014 [1]

O Estudo sobre o Aproveitamento do Desemprego Qualificado que se apresenta partiu de uma questão fundamental que se coloca à sociedade portuguesa no domínio do trabalho e do emprego em situação de crise: como aproveitar, no âmbito das organizações de trabalho, os conhecimentos explícitos e tácitos detidos por pessoas qualificadas em situação de reforma ou de desemprego de longa duração?

Seguiu-se uma estrutura metodológica com três fases distintas e complementares:

(a) Identificar conhecimentos explícitos e tácitos detidos por pessoas enquadradas nas situações mencionadas de reforma ou de desemprego.

(b) Aceder a esse conhecimento através da sua catalogação e sistematização.

(c) Definir um programa susceptível de reverter o conhecimento novamente para a sociedade.

Foram definidos os seguintes objetivos gerais:

(a) Dinamizar o mercado de trabalho rentabilizando o conhecimento operacional e tácito detido por pessoas qualificadas que se encontrem reformadas ou em situação de desemprego de longa duração.

(b) Estabelecer uma ligação entre estes agentes e o tecido empresarial com o intuito de contribuir para o aumento da competitividade das empresas, da sociedade e da economia e, simultaneamente, proporcionar novas experiências de trabalho às pessoas qualificadas em situação de reforma ou de desemprego de longa duração. 

E os seguintes objetivos específicos:
. 
(a) Identificar e acumular conhecimento detido por pessoas em situação de reforma ou em situação de desemprego de longa duração.

(b) Desenvolver projetos mobilizadores desse conhecimento em prol da sociedade e da economia.

(c) Estimular o desenvolvimento de competências nas PME portuguesas.

(d) Promover o desenvolvimento sustentável num quadro de competitividade económica.

[1] Estudo sobre o Aproveitamento do Desemprego Qualificado, financiado pelo Programa Operacional de Assistência Técnica (POAT) do Fundo Social Europeu, promovido pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), apoiado pela Perfil – Psicologia e Trabalho, Lda. e realizado pela equipa de investigação formada por Rui Moura (coordenador), Álvaro Dias, Célia Quintas e Dilar Costa.

Sem comentários: