terça-feira, 30 de junho de 2015

Reforma da Administração Pública na Guiné-Bissau

Objetivo Geral

»»» Avaliar o quadro institucional de implementação da Reforma da Administração Pública, identificar as capacidades existentes e apreciar o nível das capacidades necessárias, identificar as lacunas e definir as necessidades de reforço das capacidades institucionais e individuais. O Estudo visa uma contribuição para o melhoramento das capacidades de pilotagem e de implementação efectiva das reformas ao nível central e desconcentrado.

Objetivos Específicos

»»» Avaliar a capacidade institucional e organizacional, adequação das lideranças e dos mecanismos de responsabilização e a estratégia de formação e desenvolvimento para a condução e implementação da Reforma da Administração Pública.

»»» Avaliar a estrutura organizacional do Ministério da Função Pública e identificar a existência de eventuais estruturas de missão de apoio à implementação da Reforma.

»»» Conceber, se for caso disso, as estruturas de missão adequadas à condução e implementação da Reforma.

»»» Identificar os recursos humanos, os cargos e os perfis estratégicos a integrar as estruturas de missão existentes ou a criar, assim como os recursos tangíveis e intangíveis necessários.

»»» Elaborar uma estratégia para o preenchimento das lacunas existentes e o desenvolvimento futuro das capacidades instaladas ou a instalar para apoiar a pilotagem da Reforma.

»»» Definir, no âmbito das estruturas de missão, os processos de trabalho e os mecanismos de implementação, a nível central e descentralizado, e as ligações funcionais e organizacionais entre as mudanças institucionais e a pilotagem da reforma.

»»» Avaliar o sistema de gestão de recursos humanos formalmente existente, especialmente no que respeita a recrutamento, estímulos e retenção de talentos no sentido de se avaliar a sua adequação para o recrutamento e seleção de funcionários e eventuais estímulos a criar no sentido de se reter talentos e melhorar as dinâmicas das estruturas de missão.

»»» Desenhar, no âmbito das estruturas de missão, programas de formação e desenvolvimento dos agentes de mudança e programas de formação de formadores que apoiem os recursos humanos que integram as estruturas de missão.

»»» Orçamentar os custos decorrentes da implementação da estratégia de reforço das capacidades e dos recursos necessários.

»»» Elaborar a Estratégia Global e o Plano de Reforço das Capacidades, de curto, médio e longo prazo, que inclua os objetivos e metas a alcançar, com indicadores claros e mensuráveis, as estruturas de missão a criar e ou aperfeiçoar, suas ligações e mecanismos, cargos e perfis estratégicos, ajustes ao processo de captação e retenção de talentos, programas de formação e desenvolvimento dos agentes de mudança e de formação de formadores para o reforço das capacidades, e os custos adequados à condução e implementação eficiente e eficaz da Reforma.

[Posição: Team Leader, período de 2014 a abril de 2015]

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