sexta-feira, 25 de abril de 2008

Biografia

Iniciei as minhas atividades profissionais em meados da década de 1970, tendo desempenhado funções numa grande empresa, líder do seu setor em Portugal, nas áreas de recursos humanos, gabinete de estudos, planeamento e gestão, organização e informática, inicialmente como Técnico e, mais tarde, como Chefe de Serviços.

Em meados da década de 1980 formei-me em Sociologia no ISCTE e assumi o cargo de Diretor Administrativo-Financeiro de uma importante instituição particular de solidariedade social, acumulando mais tarde com o cargo de Diretor Pedagógico do seu principal estabelecimento.

No final da década de 1980 decidi alterar a minha trajetória profissional, tornando-me Consultor de empresas e Formador em pedagogia e gestão de recursos humanos após obter diplomas profissionais em ‘consultoria e inovação organizacional’ e em ‘formação pedagógica de recursos humanos’.

No início da década de 1990 pós-graduei-me no âmbito do Mestrado de Sociologia do Trabalho e exerci o cargo de Diretor de Projetos em gestão de recursos humanos e inovação organizacional, desenvolvendo dezenas de trabalhos de consultoria em empresas privadas. Posteriormente, acumulei essas funções com o cargo de Diretor Pedagógico de formação profissional em cursos de formação para recém-licenciados, dirigentes e empresários.

Ainda no início da década de 1990 iniciei-me na docência universitária com o cargo de Professor Auxiliar e Regente das áreas de Sociologia do Trabalho, Gestão de Recursos Humanos, Relações Profissionais e Comportamento Organizacional e intervindo como Tutor no seminário de investigação.

Em 1991 fui eleito Presidente da Associação Portuguesa dos Profissionais em Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho para o biénio 1991-1993 e assumi o cargo de Diretor da revista científica Organizações e Trabalho no mesmo biénio.

Em meados da década de 1990 assumi funções de Assessor da Ministra para a Qualificação e o Emprego, Prof. Doutora Maria João Rodrigues, nas áreas do trabalho e do emprego, desenvolvendo programas de reestruturação empresarial, reconversão profissional e inovação organizacional. Fui representante da Ministra e Coordenador no Gabinete de Coordenação para a Recuperação de Empresas do Ministério da Economia.

Posteriormente, assumi funções de Assessor no Gabinete do Primeiro-Ministro, Eng. António Guterres, nas áreas económicas e sociais, integrando as equipas de coordenação da Presidência Portuguesa da União Europeia, sob o lema «Economia, Emprego e Coesão Social» (Estratégia de Lisboa), da criação de indicadores para a monitorização da União Europeia aos Estados-membros e da elaboração e implementação do Programa Integrado de Apoio à Inovação.

Na universidade, além das funções anteriores, participei em mestrados e pós-graduações do ISCTE e da Universidade Católica e passei a integrar a Escola de Gestão & Negócios da Universidade Autónoma de Lisboa, sendo coordenador científico das pós-graduações de Gestão da Inovação e do Conhecimento e de Segurança e Saúde no Trabalho, lecionando as disciplinas de Sociedade da Inovação e do Conhecimento, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento de Competências, Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Formação, Gestão da Informação e Negociação, Mercado de Trabalho e Emprego e Métodos e Técnicas de Investigação

Ainda em meados da década de 1990 iniciei a participação regular em missões de cooperação internacional, desempenhando funções de consultoria e formação, que ainda mantenho, para os Governos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) em domínios ligados a trabalho e emprego, formação e gestão da formação, gestão do conhecimento e de recursos humanos, reestruturação organizacional, responsabilidade social das empresas, governança corporativa, reforma da Administração Pública, reestruturação autárquica e planeamento estratégico de Governos Provinciais.

Nos primórdios da década de 2000 até à atualidade dediquei-me exclusivamente à docência, especialmente em sociologia das organizações, à consultoria estratégica de natureza socioeconómica nos países membros da CPLP, à investigação em ciências sociais e empresariais e à avaliação de programas nacionais e comunitários, com repercussões importantes para a formulação de macro-políticas respeitantes à formação, à educação, ao trabalho, ao emprego e à inovação.

Desde o início da década de 1990 até à atualidade fui membro de Conselhos de Programa de mais de duas dezenas de eventos públicos de natureza científica, membro do Academic Survey, representando Portugal, para o estudo HR Competencies and Professional Standards, realizado pela Cranfield University e pela World Federation of Personnel Management Associations, e co-fundador do Centro Nacional ligado ao European Industrial Relations Observatory, em consórcio Universidade Autónoma de Lisboa / Universidade Católica.

Em 2005 fui novamente eleito Presidente da Associação Portuguesa dos Profissionais em Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho para o biénio 2005-2007.

Mais recentemente obtive o Doutoramento em Economia com a apresentação da tese 'Responsabilidade Social das Empresas: em busca do equilíbrio económico, social e ambiental'.

Coordeno, em duas Universidades, a «Linha de Investigação das Condições de Trabalho» e o «Subprograma de Investigação em Economia» e sou membro do Conselho Editorial da revista científica Organizações e Trabalho (APSIOT).

Pertenci à Associação de Estudos Económicos e Desenvolvimento Social (ISCSP), ao Centro Interdisciplinar de Estudos Económicos (ISCTE), ao Centro de Estudos Aplicados às Ciências Sociais (UAL), ao Instituto de Investigação Pluridisciplinar (UAL) e à Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural. Fui ainda membro da revista científica Anais de Sociologia (Universidade Autónoma de Lisboa).

A publicação e a divulgação técnica e científica em áreas especialmente ligadas às empresas, designadamente nos domínios de especialidade atrás mencionados, ocorreram também desde o início da década de 1990. Nos últimos vinte e cinco anos publiquei treze livros e manuais,quinze relatórios de circulação restrita, vinte e cinco artigos e capítulos em obras coletivas, quarenta e cinco artigos em revistas técnicas e científicas e vinte artigos em órgãos de comunicação social escrita. Produzi, ainda, mais de trinta depoimentos para órgãos de comunicação social, com destaque para o semanário Expresso, e proferi mais de uma centena de comunicações em instituições universitárias, associações científicas, profissionais, sindicais e outras.

ruiduartemoura@gmail.com 

Sem comentários: