terça-feira, 19 de março de 2013

PADHRU - Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Recursos Humanos


Conceção e elaboração de currículos em São Tomé e Príncipe de acordo com a abordagem por competências.

O PADHRU, Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Recursos Humanos, decorreu entre 2002 e 2011, englobando diversos projetos, entre os quais o de Apoio às Atividades de Formação e Integração Profissional, a decorrer nesse âmbito durante o ano de 2011.

Este projeto foi constituído por três componentes, das quais se destaca uma delas – a elaboração de Programas de Formação de acordo com a Abordagem por Competências.

Esta componente de intervenção, da qual participou o editor do blogue, visava apoiar a formação e a empregabilidade com vista a reforçar a competitividade nacional através da promoção do emprego e das competências.

Objetivo Final

O objetivo final foi reforçar as competências dos recursos humanos nacionais no domínio da conceção e elaboração de currículos de acordo com a abordagem por competências, baseada na valorização efetiva da ligação entre os cursos técnicos e profissionais das escolas secundárias e centros de formação profissional.

Para alcançar o objetivo final foram definidos os seguintes Objetivos Específicos:

»»» Analisar a escassez de negócios.
»»» Analisar as necessidades de formação e capacitação.
»»» Construir uma matriz de competências.
»»» Elaborar planos de desenvolvimento curricular.

No decorrer do estudo caracterizou-se os perfis sectoriais com base na identificação de cinco sectores de actividade económica que interessava desenvolver em São Tomé e Príncipe. Esta caracterização integrou, em cada sector, o enquadramento socioeconómico, a análise do mercado de trabalho e a descrição sucinta da oferta de formação profissional e seus estrangulamentos mais relevantes.

Os setores económicos selecionados como alvo da componente foram os seguintes:

»»» Agropecuária e Pescas.
»»» Construção Civil e Obras Públicas.
»»» Electromecânica.
»»» Serviços (Comércio e outras actividades).
»»» Turismo e Hotelaria.

Posteriormente à identificação da oferta formativa procedeu-se ao estudo de vinte casos empresariais relevantes no sentido de se aprofundar o conhecimento sobre actividade, emprego e formação.

Foram identificadas as principais funções de trabalho relativas às profissões estratégicas e de apoio, bem como as necessidades de formação mais relevantes na óptica das empresas e as profissões cuja oferta é inexistente no mercado da formação.

Com base nas necessidades das empresas e na audição a especialistas, procedeu-se à junção de profissões afins no sentido de se prepararem profissionais tão polivalentes quanto possível com as noções e os princípios fundamentais necessários ao exercício de uma profissão.

Assim, foram desenhados cursos com formação polivalente e foram elaboradas Matrizes de Competências para cada curso proposto, que correspondem a mais do que uma profissão. Em fase posterior, procedeu-se à junção de competências de profissões afins por curso no sentido de se criar uma matriz de competências única em cada oferta formativa.

Finalmente, desenvolveu-se e articulou-se as atividades de planeamento, organização e desenvolvimento da formação, a avaliação de competências através da formação profissional, a formação em alternância, a formação prática em contexto de trabalho e a articulação das formações.

[Posição: Perito (residente) da componente Emprego e Formação; duração do projeto e da componente: Março a Setembro de 2011]

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