Conceção e elaboração de
currículos em São Tomé e Príncipe de acordo com a abordagem
por competências.
O PADHRU, Programa de Apoio ao
Desenvolvimento dos Recursos Humanos, decorreu entre 2002 e 2011, englobando
diversos projetos, entre os quais o de Apoio às Atividades de Formação e Integração
Profissional, a decorrer nesse âmbito durante o ano de 2011.
Este projeto foi constituído por
três componentes, das quais se destaca uma delas – a elaboração de Programas de
Formação de acordo com a Abordagem por Competências.
Esta componente de intervenção,
da qual participou o editor do blogue, visava apoiar a
formação e a empregabilidade com vista
a reforçar a competitividade nacional através da promoção do emprego e das competências.
Objetivo
Final
O
objetivo final foi reforçar as competências dos recursos humanos nacionais no domínio da conceção e elaboração de currículos de acordo com a abordagem
por competências, baseada na valorização
efetiva da ligação entre os cursos técnicos e profissionais das escolas
secundárias e centros de formação profissional.
Para alcançar o objetivo final foram
definidos os seguintes Objetivos Específicos:
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Analisar a escassez de negócios.
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Analisar as necessidades de formação e capacitação.
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Construir uma matriz de
competências.
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Elaborar planos de desenvolvimento curricular.
No decorrer do estudo caracterizou-se os
perfis sectoriais com base na identificação de cinco sectores de actividade
económica que interessava desenvolver em São Tomé e Príncipe. Esta
caracterização integrou, em cada sector, o enquadramento socioeconómico, a
análise do mercado de trabalho e a descrição sucinta da oferta de formação
profissional e seus estrangulamentos mais relevantes.
Os setores económicos selecionados como
alvo da componente foram os seguintes:
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Agropecuária e Pescas.
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Construção Civil e Obras Públicas.
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Electromecânica.
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Serviços (Comércio e outras actividades).
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Turismo e Hotelaria.
Posteriormente à identificação da oferta formativa
procedeu-se ao estudo de vinte casos empresariais relevantes no sentido de se
aprofundar o conhecimento sobre actividade, emprego e formação.
Foram identificadas as principais funções de trabalho
relativas às profissões estratégicas e de apoio, bem como as necessidades de
formação mais relevantes na óptica das empresas e as profissões cuja oferta é
inexistente no mercado da formação.
Com base nas necessidades das empresas e na
audição a especialistas, procedeu-se à junção de profissões afins no sentido de
se prepararem profissionais tão polivalentes quanto possível com as noções e os
princípios fundamentais necessários ao exercício de uma profissão.
Assim, foram desenhados cursos com formação
polivalente e foram elaboradas Matrizes de Competências para cada curso
proposto, que correspondem a mais do que uma profissão. Em fase posterior,
procedeu-se à junção de competências de profissões afins por curso no sentido
de se criar uma matriz de competências única em cada oferta formativa.
Finalmente, desenvolveu-se e
articulou-se as atividades de planeamento,
organização e desenvolvimento da formação, a avaliação
de competências através da formação
profissional, a formação em alternância, a formação prática em contexto de trabalho
e a articulação das formações.
[Posição: Perito (residente)
da componente Emprego e Formação; duração do projeto e da componente: Março a Setembro
de 2011]
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