sábado, 12 de julho de 2008

Auto-avaliação dos projectos EQUAL


Auto-Avaliação dos Projectos EQUAL, (co-autor), colecção Saber Fazer, nº 3, Lisboa, Edição do Gabinete de Gestão EQUAL, 2003, 38 pp. / Autores: Rui Moura (coordenador), Karla Moura, Luís Capucha, Marco Fernandes, Sofia Pacheco, Rui Brites, Plácido Maia, Vítor Cardeal e Judite Estêves Pinto (INXL) / Manuel Pimenta (Gabinete EQUAL).

Nota de Abertura: 

O presente Guia é o terceiro número da Colecção “Saber Fazer”, e visa apoiar as Parcerias de Desenvolvimento em mais uma das áreas-chave do desenvolvimento dos projectos: a da auto-avaliação.

Em parceria, e de forma amplamente participada, é como se espera que seja efectuada a avaliação dos projectos, para garantir que o processo avaliativo gera uma reflexão conjunta por parte dos diversos protagonistas, e que os seus resultados traduzem as diferentes perspectivas e beneficiam a acção dos vários parceiros e o próprio projecto.

O Guia apresenta um conjunto de indicadores-base para a avaliação dos projectos, em torno dos princípios-chave do programa, de aplicabilidade transversal aos projectos de todas as áreas de intervenção. Caberá às equipas de avaliação de cada projecto complementar estes indicadores com outros específicos da sua área de intervenção e do próprio projecto.

Os resultados da auto-avaliação de cada projecto deverão ser devolvidos ao Gabinete de Gestão EQUAL, no formato proposto. Ao incorporar os indicadores do presente guia na sua auto-avaliação, os projectos estão a permitir a comparabilidade dos resultados entre projectos e a enriquecera avaliação intercalar do programa. Os indicadores complementares construídos por cada projecto dar-nos-ão a perspectiva da especificidade inerente a cada um.

Sem comentários: