sábado, 12 de julho de 2008

eLearning, estratégias de qualificação e desenvolvimento de competências


«eLearning, Estratégias de Qualificação e Desenvolvimento de Competências», in AA.VV., Anais – série Sociologia, vol. III, Lisboa, Universidade Autónoma de Lisboa, 2003, pp. 115-134. / Autor: Rui Moura.

“Este artigo identifica as principais conclusões de política geral ocorridas no Conselho Europeu de Lisboa, a base da estratégia europeia de Lisboa e a abordagem societal no âmbito europeu. Neste quadro geral discutem-se os principais aspectos ligados à educação e à formação, enquanto atributos fundamentais para a construção da sociedade da inovação e do conhecimento. Nesta perspectiva é tratada a adequação entre políticas europeias e políticas nacionais, destacando-se o papel da inovação e da aprendizagem ao longo da vida e privilegiando-se uma abordagem via metodologia eLearning, com vista a potenciar a inovação oriunda de novas tecnologias mobilizadoras das comunidades educativas e culturais europeias.

A estratégia europeia de Lisboa consagrada na linha de acção «Emprego, Reformas Económicas e Coesão Social – para uma Europa da inovação e do conhecimento» e aprovada no Conselho Europeu de Lisboa em Março de 2000, durante a Presidência Portuguesa da União Europeia, traçou um novo rumo para a Europa poder enfrentar as enormes mudanças resultantes da globalização e dos desafios de uma economia baseada no conhecimento.”

[Resumo]

· A estratégia europeia de Lisboa
· A abordagem societal
· A situação portuguesa
· eLearning na sociedade da inovação e do conhecimento
· Inovação e aprendizagem ao longo da vida
· À guisa de questões para o futuro

[Subtítulos]

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