sábado, 12 de julho de 2008

Responsabilidade social das empresas - mudar o registo da gestão empresarial


«Responsabilidade social das empresas – mudar o registo da gestão empresarial», in Sociedade e Trabalho, Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, nº 27, Setembro/Dezembro de 2005, pp. 57-69. / Autor: Rui Moura.

“A recuperação do pleno emprego não significa apenas que se centre a atenção no aumento do número de empregos, mas também na sua qualidade.”

“Menos Estado e mais Ambiente são as novas regras, o que resulta em maior potencial de responsabilidade para as empresas.”

“É fundamental reafirmar um quadro de partilha no que respeita às responsabilidades das empresas e das autoridades públicas. Trata-se de não exigir às empresas que substituam o Estado, nem de exigir a este último que assuma todas as responsabilidades, incluindo as que pertencem às primeiras.”

“Algumas empresas com boas práticas sociais e ecológicas indicam que estas podem melhorar o seu desempenho, crescimento e, inclusive, a sua capacidade de gerar lucros.”

“As políticas públicas ainda não incluem nos seus programas e nas suas medidas a dimensão ‘socialmente responsável’, seja medidas de emprego ou de formação. Portanto, requer-se um duplo esforço: preparar políticas que integrem a responsabilidade social e accionar mecanismos que estimulem as empresas a tornarem-se socialmente responsáveis.”

[Excerto destacado em ‘caixa alta’]

· Responsabilidade social das empresas: um impulso europeu
· Enquadramento da responsabilidade social das empresas
· Orientações do estudo e caracterização do campo empírico
· Apresentação dos resultados. Um mundo organizacional por inovar
· As boas práticas: apostar na disseminação e na transferibilidade
· Conclusões

[Subtítulos]

Sem comentários: